"A tática requer olho agudo e a estratégia , reflexão."
Max Euwe
Max Euwe
Sicilian, Najdorf, Opocensky Variation (B92)
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 a6 6.Be2

http://www.chessgames.com/perl/chesscollection?cid=1004144
1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 a6 6.Be2

http://www.chessgames.com/perl/chesscollection?cid=1004144
Bent Larsen - Svetozar Gligoric
Moscou - 1956
Voltando a partida ...
7. Cb3 Be7
8. O-O O-O
9. Bg5 Cbd7
Até aqui a abertura se resume em:
a) O desenvolvimento das peças ( bispos e cavalos) ,
b) A defesa do rei com o roque e
c) O domínio da casa d5 .
10. a4
Moscou - 1956
1. Cf3 c5
2. e4 d6
3. d4 cd4
4. Cd4 Cf6
5. Cc3 a6
Este é um movimento preparatório para 6. ... e5 , caso 5. ... e5 então , 6. Bb5 é muito forte.
6. Be2
Por enquanto este movimento apenas abre caminho para o roque , este bispo irá mover-se novamente de acordo com o plano de cada um dos jogadores.
6. ... e5
Expulsa o cavalo de seu posto avançado , mas , deixa o peão d6 atrasado , tema que muitas vezes segue por toda a partida.
No estudo de uma abertura precisamos observar os pontos mais simples de uma posição para encontrar um meio adequado de explorar conceitos abstratos , como dinâmica e iniciativa ( o que eu gosto de chamar de fluidez ) , que surgem no decorrer do jogo.
Um exercício que gosto muito:
veja-mos esta mesma posição apenas com reis e peões.
Agora se pudessemos colocar o rei branco em b6 ou d5 estariamos com uma vantagem definitiva.
A estratégia no xadrez se resume basicamente em encontrar pontos vulneráveis do adversário ( peões dobrados , peões isolados , colunas e diagonais abertas , etc) e tentar alcança-los [ no exemplo: b6 e d5 ( casas fracas , holes ) ], ficando mais facil de planejar os movimentos , em outras palavras , avaliar a posição tendo como referência um plano de jogo , neste caso é facil notar também que as negra possuem muitos recursos defensivos que impedem as brancas de alcançar as casas fracas das negras .
2. e4 d6
3. d4 cd4
4. Cd4 Cf6
5. Cc3 a6
Este é um movimento preparatório para 6. ... e5 , caso 5. ... e5 então , 6. Bb5 é muito forte.
6. Be2
Por enquanto este movimento apenas abre caminho para o roque , este bispo irá mover-se novamente de acordo com o plano de cada um dos jogadores.
6. ... e5
Expulsa o cavalo de seu posto avançado , mas , deixa o peão d6 atrasado , tema que muitas vezes segue por toda a partida.
No estudo de uma abertura precisamos observar os pontos mais simples de uma posição para encontrar um meio adequado de explorar conceitos abstratos , como dinâmica e iniciativa ( o que eu gosto de chamar de fluidez ) , que surgem no decorrer do jogo.
Um exercício que gosto muito:

veja-mos esta mesma posição apenas com reis e peões.
Agora se pudessemos colocar o rei branco em b6 ou d5 estariamos com uma vantagem definitiva.
A estratégia no xadrez se resume basicamente em encontrar pontos vulneráveis do adversário ( peões dobrados , peões isolados , colunas e diagonais abertas , etc) e tentar alcança-los [ no exemplo: b6 e d5 ( casas fracas , holes ) ], ficando mais facil de planejar os movimentos , em outras palavras , avaliar a posição tendo como referência um plano de jogo , neste caso é facil notar também que as negra possuem muitos recursos defensivos que impedem as brancas de alcançar as casas fracas das negras .
Outros aspectos importantes que temos que levar em conta no estudo desta abertura, são:
a) coluna semi-aberta c ,
b) ataque de minorias da ala da Dama negra ,
c) ruptura na casa d5 e casa f5.
Voltando a partida ...
7. Cb3 Be7
8. O-O O-O
9. Bg5 Cbd7
Até aqui a abertura se resume em:
a) O desenvolvimento das peças ( bispos e cavalos) ,
b) A defesa do rei com o roque e
c) O domínio da casa d5 .
10. a4
Este lance evita , por enquanto , a mobilidade dos peões negros, consequentemente , limitam o espaço das peças negras na ala da Dama.
10. .... b6
O plano , tanto branco quanto negro , nesta partida é claro: a casa a d5.
11. Bc4 Bb7
12. De2 Dc7
13. Tfd1 Tfc8
Aqui temos um pequeno detalhe que Larsen nesta partida não deixa escapar , como veremos mais adiante . O plano gira em torno de d5 então seria um lance plausível 13. ... Tfd8 para seguir com Bc6 e Db7 ou , ainda , 13. ... Tad8 ou Tac8.
15. Bf6 Cf6
16. Bb3 Bc6 Para colocar a Dama em b7.
17. Cc4
Este lance força o jogo negro a entrar em complicações táticas. Aqui deixamos a fase da abertura, onde precisamos posicionar (desenvolver) bem as nossas peças , para entrar no meio- jogo onde o conflito de idéias é mais acirrado .
17. ... Ce4
O simples lance de torre , 17. ... Td8 , para defender o peão d6 , deixa a casa d5 sem mais um defensor .Ex.: 18. a5 ba5 , 19. Ca5 e o Bispo é capiturado ou deve recuar.Caso 18. ... b5, então , 19. Cb6 , depois Bd5 ou Cd5.
"Trate o centro do tabuleiro como o alto de uma montanha , la de cima você consegue olhar para qualquer direção."
18. Ce4 d5 Ruptura em d5 , iguala a partida.
19. a5 dc4
20. Dc4 Tf8 A torre volta para f8 , veja comentário sobre o lance 13. .... Tfc8.
21. ab6 Db6
22. Cd6 Bb5
23. Cb5 ab5
24. Dd5 Ta1
25. Ta1 Bc5
Aqui a simples defesa do peão e5 com o bispo já levaria ao empate.No entanto as negras forçam a posição e acabam com dois peões isolados.
26.Ta8 Bf2+?
Na simples tomada de torre , os bispos de cores opostas garantiriam o empate . As negras jogaram bem a abertura e o meio-jogo mas não calcularam satisfatoriamente o final.
27. Rf1 Df6
28. Df7+
Este lance resume bem o que quer dizer tática: mobilizar forças combinativas para adquirir uma vantagem.
28. ... Df7
29. Bf7+ Rf7
30. Tf8+ Rf8
31. Rf2
1-0
Por enquanto é só , vou fazer os comentários desse final em um outro artigo.Até logo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
21. ab6 Db6
22. Cd6 Bb5
23. Cb5 ab5
24. Dd5 Ta1
25. Ta1 Bc5
Aqui a simples defesa do peão e5 com o bispo já levaria ao empate.No entanto as negras forçam a posição e acabam com dois peões isolados.
26.Ta8 Bf2+?

Na simples tomada de torre , os bispos de cores opostas garantiriam o empate . As negras jogaram bem a abertura e o meio-jogo mas não calcularam satisfatoriamente o final.
27. Rf1 Df6
28. Df7+
Este lance resume bem o que quer dizer tática: mobilizar forças combinativas para adquirir uma vantagem.
28. ... Df7
29. Bf7+ Rf7
30. Tf8+ Rf8
31. Rf2
1-0
Por enquanto é só , vou fazer os comentários desse final em um outro artigo.Até logo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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