domingo, 29 de maio de 2011

NOTA DE FALECIMENTO – “HAROLDO JOSÉ DE ARRUDA FRANCO”

“HAROLDO JOSÉ DE ARRUDA FRANCO”

18/09/1966 – 28/05/2011

http://www.alcilenecavalcante.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/NOTA_DE_FALECIMENTO.jpg

ELO CBX 2219 / ELO FIDE 2128


Faleceu na tarde deste sábado (16:30h) na capital amapaense o Enxadrista Haroldo José de Arruda Franco, que também era Promotor de Justiça daquela cidade….

Muito querido pelos enxadristas daqui do Pará, e amigo de muitos, não resistiu ao AVC que teve no dia 09 de maio deste ano, e estava internado no Hospital Alberto Lima, reagindo bem , mas não conseguir ser forte como era nos tabuleiros.


Tive cuidado de averiguar essa notícia, pois outras anteriores, eram equívocadas, mas dessa vez infelizmente nosso colega de tabuleiro nos deixou.


.


Alguns Sites Informando o fato e com maiores detalhes:

Morre o promotor de Justiça Haroldo José de Arruda Franco – JUS BRASIL

http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=49708O Repóster


Blog Alcínea Cavalcante


http://www.alcilenecavalcante.com.br/alcilene/luto-2

.


O Corpo esta sendo velado em Macapá – Promotoria de Justiça de Macapá – e depois será transladado para Belém, onde será enterrado… ainda estamos buscando essas informações para repassarmos… alguém sabendo…. por favor me informe.

.

Segundo Informações: o Corpo do Haroldo Franco, chega hoje as 16h, e será velado no recanto da saudade da Diogo Móia, e o enterro será segunda-feira, horário a confirmar.

Noções básicas de tática e estratégia IV(Abertura)

Siciliana Variante do dragão



1. e4
O lance de peão do rei vigia a importante casa d5 e libera casas para o Bispo de f1.

1. ... c5
Este peão vigia a casa d4.

A grande importância do centro está na ideia de que para alcançarmos o rei precisa-mos primeiro de um ponto de apoio e se tratarmos o centro como o alto de uma montanha, de onde as peças podem olhar para diversas direções, então dominar uma ou mais casas centrais torna-se o principal objetivo de uma abertura.

2. Cf3
O cavalo vigia as casas d4 e e5. É importante mobilizar os bispos, cavalos e torres e prepara-los em conjunto para o domínio de casas do campo inimigo.

2. ... d6
Este lance apoia o peão c5, tira a casa e5 do Cavalo branco e abre a diagonal para o bispo de c8

3. d4!
Ataque direto no centro. Para o iniciante compreender o objetivo deste lance é preciso levar em consideração a tomada do peão d4, por que com qualquer outro lance negro as brancas poderiam apoiar o peão com c3. Outras considerações serão discutidas em postagens futuras.
Obs.: 3. ... Da5 4. Bd2, desenvolvendo o bispo enquanto a dama negra precisa mover novamente. Em geral mover uma peça duas ou mais vezes logo na abertura pode ser considerado como perda de tempo.

3. ... cd4!
4. Cd4!
Pois 4. Dd4 Cc6, atacando a Dama branca. Agora o cavalo ocupa uma casa muito importante.

4. ... Cf6
Atacando o peão e4.

5. Cc3
Defendendo o peão e4.

5. ....   g6
O bispo desenvolve-se através de g7, pressionando a diagonal a1-h8, importante devido a falta do peão d4.

6. Be3
Lance de desenvolvimento que se antecipa ao próximo lance negro.

6.  ....  Bg7
7.   f3
Este lace apoia o peão de e4 e evita o cavalo em g4, que removeria o Bispo branco de  e3.

7.  ....   Cc6
Com este lance as negras dominam completamente a casa e5 (ponto de apoio).

8.  Dd2   O-O
9.  Bc4   Bd7
Lances de desenvolvimento.

10.  h4  
Prenuncio de um ataque na alado Rei.

10.  ....   Da5
Este lance domina completamente a horizontal 5, como que dividindo o tabuleiro ao meio.

11.O-O-O  Tfc8
12. Bb3     Ce5
Os movimentos na abertura, duas ou mais vezes de uma única peça, só são justificados quando atacam diretamente ao rei ou em caso de uma posição fechada ou  semi-aberta  quando melhoram a posição de uma determinada peça, no caso do Cavalo negro é mais ativo (no alto da montanha o Cavalo pode olhar para qualquer direção) em e5 do que em c6 já o Bispo branco move-se para não ser atacado.

Observem a tenção (central) que as peças exercem umas as outras, as negras dirigem suas forças para a ala da dama enquanto as brancas para a ala do rei.













domingo, 22 de maio de 2011

Noções básicas de tática e estratégia III

O Sacrifício



Esta posição foi tirada de "MEU SISTEMA", livro de Aaron Nimzovitsch, pagina 37. Trago o gráfico para enunciar que em qualquer posição é preciso definir casas de ataque, o que é muito importante para uma boa estratégia e para a boa tática, no caso em questão a casa em especial é h7. Nimzovitsch nos mostra a seguinte variante "1.Cg3 a3 2.Cf5 a2 3.De5 a1=D" onde as negras conseguem defender-se satisfatoriamente, se a estratégia é falha a tática também falha . "Isso somente nos diz que foi um erro a escolha de g7 como ponto de ataque. O ponto exato é h7, porém a sua conquista só se consegue através de um ataque revolucionário". O que Nimzovitsch chama de "ataque revolucionário" é na verdade todo a compreensão que um jogador adquire - com treino, pratica e estudo - para avaliar uma posição. Ele também mostra "1.Cf6" mirando a cobiçada casa h7.

domingo, 15 de maio de 2011

Noções básicas de tática e estratégia II (FINAL)

"Bom estar de volta depois de tanto tempo."


Em finais como estes é importante levar o rei para próximo dos peões, neste caso o rei branco para empatar deve chegar perto do peão f7 - tendo em vista esta estratégia fica fácil eleger a sequência dos próximos lances brancos ou seja a tática. Lembrando que tática e estratégia sempre se auxiliam assim como dinâmica e estática, podemos encontrar um fator com maior preponderância mais nunca isolado em seu estado puro.

Na partida real Deuckstein não conseguiu encontrar a sequência satisfatória dos lances, já mencionei em outros artigos diversos fatores que podem influenciar nos cálculos de uma variante sendo um deles o tempo.

Hoje um amigo electrónico em poucos segundos nos dá o lance exato, no entanto, antes de jogar uma posição em um programa, tente imaginar uma sequência lógica para os próximos lances. Bom já disse que vou colocar o mínimo de variantes possíveis, abordando sempre aspectos bem gerais.



Até a próxima!