Siciliana Variante do dragão
1. e4
O lance de peão do rei vigia a importante casa d5 e libera casas para o Bispo de f1.
1. ... c5
Este peão vigia a casa d4.
A grande importância do centro está na ideia de que para alcançarmos o rei precisa-mos primeiro de um ponto de apoio e se tratarmos o centro como o alto de uma montanha, de onde as peças podem olhar para diversas direções, então dominar uma ou mais casas centrais torna-se o principal objetivo de uma abertura.
2. Cf3
O cavalo vigia as casas d4 e e5. É importante mobilizar os bispos, cavalos e torres e prepara-los em conjunto para o domínio de casas do campo inimigo.
2. ... d6
Este lance apoia o peão c5, tira a casa e5 do Cavalo branco e abre a diagonal para o bispo de c8
3. d4!
Ataque direto no centro. Para o iniciante compreender o objetivo deste lance é preciso levar em consideração a tomada do peão d4, por que com qualquer outro lance negro as brancas poderiam apoiar o peão com c3. Outras considerações serão discutidas em postagens futuras.
Obs.: 3. ... Da5 4. Bd2, desenvolvendo o bispo enquanto a dama negra precisa mover novamente. Em geral mover uma peça duas ou mais vezes logo na abertura pode ser considerado como perda de tempo.
3. ... cd4!
4. Cd4!
Pois 4. Dd4 Cc6, atacando a Dama branca. Agora o cavalo ocupa uma casa muito importante.
4. ... Cf6
Atacando o peão e4.
5. Cc3
Defendendo o peão e4.
5. .... g6
O bispo desenvolve-se através de g7, pressionando a diagonal a1-h8, importante devido a falta do peão d4.
6. Be3
Lance de desenvolvimento que se antecipa ao próximo lance negro.
6. .... Bg7
7. f3
Este lace apoia o peão de e4 e evita o cavalo em g4, que removeria o Bispo branco de e3.
7. .... Cc6
Com este lance as negras dominam completamente a casa e5 (ponto de apoio).
8. Dd2 O-O
9. Bc4 Bd7
Lances de desenvolvimento.
10. h4
Prenuncio de um ataque na alado Rei.
10. .... Da5
Este lance domina completamente a horizontal 5, como que dividindo o tabuleiro ao meio.
11.O-O-O Tfc8
12. Bb3 Ce5
Os movimentos na abertura, duas ou mais vezes de uma única peça, só são justificados quando atacam diretamente ao rei ou em caso de uma posição fechada ou semi-aberta quando melhoram a posição de uma determinada peça, no caso do Cavalo negro é mais ativo (no alto da montanha o Cavalo pode olhar para qualquer direção) em e5 do que em c6 já o Bispo branco move-se para não ser atacado.
Observem a tenção (central) que as peças exercem umas as outras, as negras dirigem suas forças para a ala da dama enquanto as brancas para a ala do rei.
O lance de peão do rei vigia a importante casa d5 e libera casas para o Bispo de f1.
1. ... c5
Este peão vigia a casa d4.
A grande importância do centro está na ideia de que para alcançarmos o rei precisa-mos primeiro de um ponto de apoio e se tratarmos o centro como o alto de uma montanha, de onde as peças podem olhar para diversas direções, então dominar uma ou mais casas centrais torna-se o principal objetivo de uma abertura.
2. Cf3
O cavalo vigia as casas d4 e e5. É importante mobilizar os bispos, cavalos e torres e prepara-los em conjunto para o domínio de casas do campo inimigo.
2. ... d6
Este lance apoia o peão c5, tira a casa e5 do Cavalo branco e abre a diagonal para o bispo de c8
3. d4!
Ataque direto no centro. Para o iniciante compreender o objetivo deste lance é preciso levar em consideração a tomada do peão d4, por que com qualquer outro lance negro as brancas poderiam apoiar o peão com c3. Outras considerações serão discutidas em postagens futuras.
Obs.: 3. ... Da5 4. Bd2, desenvolvendo o bispo enquanto a dama negra precisa mover novamente. Em geral mover uma peça duas ou mais vezes logo na abertura pode ser considerado como perda de tempo.
3. ... cd4!
4. Cd4!
Pois 4. Dd4 Cc6, atacando a Dama branca. Agora o cavalo ocupa uma casa muito importante.
4. ... Cf6
Atacando o peão e4.
5. Cc3
Defendendo o peão e4.
5. .... g6
O bispo desenvolve-se através de g7, pressionando a diagonal a1-h8, importante devido a falta do peão d4.
6. Be3
Lance de desenvolvimento que se antecipa ao próximo lance negro.
6. .... Bg7
7. f3
Este lace apoia o peão de e4 e evita o cavalo em g4, que removeria o Bispo branco de e3.
7. .... Cc6
Com este lance as negras dominam completamente a casa e5 (ponto de apoio).
8. Dd2 O-O
9. Bc4 Bd7
Lances de desenvolvimento.
10. h4
Prenuncio de um ataque na alado Rei.
10. .... Da5
Este lance domina completamente a horizontal 5, como que dividindo o tabuleiro ao meio.
11.O-O-O Tfc8
12. Bb3 Ce5
Os movimentos na abertura, duas ou mais vezes de uma única peça, só são justificados quando atacam diretamente ao rei ou em caso de uma posição fechada ou semi-aberta quando melhoram a posição de uma determinada peça, no caso do Cavalo negro é mais ativo (no alto da montanha o Cavalo pode olhar para qualquer direção) em e5 do que em c6 já o Bispo branco move-se para não ser atacado.
Observem a tenção (central) que as peças exercem umas as outras, as negras dirigem suas forças para a ala da dama enquanto as brancas para a ala do rei.
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